Esta página usa Cookies. Ao continuares a navegar na página aceitas a sua utilização. Politica de Cookies.
OK

Noticias

Kimonos de Jiu Jitsu Brasileiro: Tudo o que precisas saber para competições IBJJF

Kimonos de Jiu Jitsu Brasileiro: Tudo o que precisas saber para competições IBJJF 19 Oct 2017

No mundo do Jiu Jitsu Brasileiro, as competições da IBJJF (International Brazilian Jiu Jitsu Federation) dispõem de regras muito específicas para a utilização do kimono em competição. Não podendo ser qualquer kimono de Jiu Jitsu, este deve cumprir regras impostas pela referida federação.

Neste artigo vamos a ajudar-te a perceber quais as caracterisitcas que um kimono deve cumprir para a competições da IBJJF (IBJJF Approved) e explicaremos que indumentária deves utilizar quando competires, não só relativamente ao kimono e independentemente do género.

En este artículo te vamos a ayudar a que sepas que características debe cumplir un kimono de BJJ para ser IBJJF approved (autorizado para competir en la IBJJF) y ya de paso también te explicaremos todo lo referente a la vestimenta que debes usar cuando vayas a competir, no sólo el kimono, ya seas hombre o mujer.

Ainda que este artigorefira especificamente a IBJJF, a maioria das competições actualmente costumam seguir as mesmas regras, ainda que não sejam organizadas por eles.

Enumeremos agora cada caracterisitca a ter em conta para poderes competir, sem problemas, nas competições de Jiu Jitsu Brasileiro:

1. Cor do Kimono:

O kimono deve ser, obrigatoriamente, branco, preto ou azul real (Royal Blue). Durante um certo periodo, há poucos anos atrás, foi permitido o azul marinho (Navy) mas actualmente apenas são permitidas as cores referidas inicialmente. Noutras competições organizadas fora do âmbito da IBJJF, poderão ser autorizadas outras cores, no entanto é algo que deves certificar-te junto dos organizadores.
Algo que também não é permitido é a utilização de casaco e calças de cores diferentes.

2. Casaco do kimono:

O casaco do kimono deve ser fabricado com 100% algodão e com um tecido suficientemente grosso para permitir a pegada.
As lapelas podem conter EVA no interior desde que as lapelas cumpram os requisitos de espessura e dureza estabelecidos pela IBJJF.
Não são permitidas lapelas de cor diferente do casaco.
As medidas da lapela não podem exceder os 5 cm de largura e 1,3 cm de espessura.
As mangas são medidas de duas formas por parte dos inspectores da IBJJF:

  • Com os braços esticados à frente: aqui não deve haver uma distância maior a 5 cm de braço "livre" (sem kimono), desde o final da mão em direcção ao cotovelo.
  • Com os braços esticados em cruz: o vazio que deve haver desde a parte inferior da manga do kimono até ao nosso pulso deve ter um mínimo de 7 cm.

Para controlar todas estas medidas, a IBJJF utiliza um "gi checker"

3. Calça do Kimono:

As calças do nosso kimono devem também ser fabricadas com 100% algodão, ainda que esta norma possa ser contraditória, tendo em conta que algumas calças de kimono contêm calças Rip-Stop com uma percentagem de poliester. Em geral podemos utilizar calças de algodão normal, habitualmente chamadas de Canvas ou Cotton Twill, ou as habituais calças Rip-Stop que ultimamente são as mais habituais.

4. Roupa interior:

Nos homens não é permitido o uso de Rashguard, mas nas mulheres é obrigatório a utilização dos mesmos ou de uma t-shirt justa por baixo do kimono.
Para roupa interior, os homens devem levar uns calções de compressão ou uns calções tipo boxers ou slips. Não são permitidas calças de compressão, também conhecidas por Spats.
As mulheres devem levar obrigatoriamente uma peça de compressão, sempre mais curta que as calças do kimono.
Em nenhum caso, homens ou mulheres, será permitida a utilização de calções muito curtos ou "tangas".

5. Faixa de Jiu Jitsu Braisliero:

A faixa de ser de 4 ou 5 cm de largura e de cor correspondente à graduação do atleta. Deve conter a ponta negra numa das extremidades, excepto na faixa preta, na qual será de cor vermelha.
A faixa deve estar atada à cintura com duas voltas ao redor da mesma e um nó que deve deixar 20 a 30 cm de extremidades.

6. Patches:

O kimono pode levar patches, no entanto, estes devem ser colocados apenas nas áreas permitidas. Como há tantos sitios onde é permitido, o mais simples é que vejas na foto seguinte os locais onde a IBJJF permite a utilização dos patches (identificadas a azul).
Os únicos sitios onde te indicam uma distância concreta é nos tornozelos onde não pode haver patches nos primeiros 15 cm.

ibjjf uniform patches areas for the gi

Outra coisa a ter em conta, para evitar problemas, além de tudo o que foi referido anteriormente é o peso do kimono.
Na IBJJF o peso é controlado ao pormenor, antes do primeiro combate e o atleta deve estar vestido com kimono e faixa para a pesagem.
Se estás perto do peso limite, deves controlar o teu peso com kimono e faixa. Para ajudar, a Roninwear dispõem de uma balança profissional para pesar os kimonos ( com uma margem inferior a 5 gramas), por isso, se necessitas que pesemos o teu kimono antes de fazeres a compra, está à vontade para pedir-nos a pesagem do mesmo.

À data de hoje, esta informação que disponibilizamos está actualizada, no entanto sugerimos que regularmente verifiques as regras da IBJJF que se encontam aqui:  Regulamento Oficial IBJJF para kimonos

Se tiveres dúvidas adicionais relativamente a algum kimono de Jiu Jitsu Brasileiro, entra em contacto com a nossa equipa Roninwear.